Opinião
Conhecer o vírus nos dá uma vantagem
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 27/02/2020 - 08:15Na história dos contágios da história humana o desconhecimento de como tratar as doenças nos colocou em condição de desvantagem. Associamos muitas vezes a doença ao castigo divino, o medo construiu alucinações sobre a lógica de tantas contaminações. Descobrir um pecado, comportamento condenáveis, sinais no corpo que justificassem a doença em determinadas pessoas.
O fim do mundo foi relatado por escritos do Século XIV durante a peste negra, ou a chamada peste bubônica. Bulbos que se formavam nas axilas e na virilha deram nome a doença. Transmitida por uma pulga alojada no pelo de ratos. Em mundo de pouca higiene pública, falta de esgoto, e com muitos ratos e insetos, a condenação foi geral. Na proporção da diferença, os limites medievais se comparam a falta de responsabilidade de hoje em relação a higiene que propaga a dengue.
Alguns associam o vírus a teoria da conspiração. Pregam que a propagação da doença é uma estratégia de contaminação mundial para obter interesses econômicos ou militares de dominação do mundo. Propagar a morte para depois vender a vida. Estes fantasmas também se pronunciam de divulgar a ideia de que existem pessoas contaminadas e que estariam escondidas porque o Ministério da Saúde não quer causar alarme.
A responsabilidade conta. E a ação de cuidar da higiene é fundamental. As medidas de prevenção acabam por ser a melhor resposta para a propagação de doenças. Quanto a isso não há novidade. Associado ao conhecimento científico, às ações pessoas tem papel decisivo para combatemos moléstias e não sermos molestados.
Não vivemos mais tempos de fantasias e delírios. Temos que ter ciência e consciência do papel que cada um exerce no combate aos problemas de saúde pública. O Estado deve agir de forma inteligente, ser responsável no que lhe compete. Mas a ação das pessoas é o crucial para a eficiência de qualquer medida.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade