Subsídio ao diesel retira recursos de obras em rodovias de Maringá e Campo Mourão
TEMPO Faltam 125 dias para as eleições de 7 de outubro, primeiro turno.
SUBSÍDIO AO DIESEL CANCELA OBRAS NO PARANÁ.
Em todo o país foram canceladas obras. O Ministério dos Transportes perdeu R$ 1 bilhão e 470 milhões, sendo R$ 366 milhões de obras em rodovias.
O Paraná foi o estado mais atingido, perdendo R$ 104 milhões.
As obras que perderam recursos no Paraná são:
- Começando por Maringá e região: - Construção de contorno rodoviário – novo contorno sul – Maringá/Paiçandu/Sarandi/ Marialva – BR-376 – R$ 45.410.626. O valor original era de R$ 70 milhões. Esta obra tem uma licitação sub júdice. Pelo período do ano, quase meio do ano, dificilmente teria como ser iniciada em 2018.
- Adequação de trecho rodoviário, no portal de acesso ao Parque Nacional do Iguaçu, na Fronteira Brasil/Argentina – BR-469 – R$ 43.144.733. Valor original: R$ 50 milhões.
- Adequação de contorno rodoviário em Ponta Grossa - BR-376 – R$ 1.501.018. Valor original de R$ 2,7 milhões.
- Adequação de travessia urbana no município de Araucária – BR-476 – R$ 8.320.500. Valor original de R$ 15 milhões.
- Construção de contorno rodoviário em Campo Mourão, em trechos de entroncamento – BR-272 – R$ 4.274.518. Valor original de R$ 7,7 milhões.
- Construção de trecho rodoviário, na ponte sobre o Rio Paraná - na BR-163 – R$ 1.501.018. Valor original R$ 2,7 milhões.
CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO EM MARINGÁ
A maioria dos controladores concursados da SBMG eram aposentados da Força Aérea.
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que era ilegal eles receberem a aposentadoria da Força Aérea e o salário da SBMG. Assim, os controladores de tráfego aéreo tiveram que optar por um dos dois salários. Em razão disto, a maioria decidiu pedir demissão da SBMG.
Neste momento a administração da SBMG deveria ter tomado uma decisão e realizar uma licitação emergencial para contratação dos serviços de Torre (TWR). Isto não ocorreu. Pelo menos esta é a informação e também não encontrei a publicação de edital.
Também não encontrei uma nota oficial do município ou do aeroporto sobre o problema
A Torre de Controle de Tráfego Aéreo própria do Aeroporto Silvio Name Junior era um dos diferenciais de qualidade.
Comenta-se que o Cindacta II está dando um apoio ao aeroporto de Maringá. Não se sabe detalhes sobre essa cooperação e nem por quanto tempo ela ocorrerá.
O que se sabe é que o aeroporto precisa tomar decisões para resolver o problema.
Sem os controladores o aeroporto pode ter a sua categoria rebaixada, o que é gravíssimo e real, há uma redução da segurança operacional.
PRÉ-CANDIDATOS
O deputado estadual Ratinho Junior está com site novo no ar.
Na sua página no Facebook publicou dois agradecimentos no final da tarde de sexta-feira, alusivos à pesquisa do Ibope publicada pela manhã.
Na sua página no Facebook, Osmar Dias publicou um vídeo, dia 30, com este texto: “Respeito muito os pré-candidatos Cida e Ratinho Júnior, mas há claras diferenças no meu projeto para o Paraná e no deles”.
Segundo Osmar, ele não fez parte do governo Beto Richa e por isto pode ver, “junto com a população paranaense”, diversos erros que foram cometidos.
A mensagem de Cida Borghetti, no domingo, foi religiosa.
REUNIÃO SUPRAPARTIDÁRIA, DIA 7, EM CURITIBA
Na próxima quinta-feira, dia 7, às 10 horas, o senador Alvaro Dias lidera reunião, no Restaurante Madalosso.
Na reunião ele receberá apoio suprapartidário à sua candidatura a presidente da República, pelo Podemos.
Está é uma reunião importante, pois poderemos conhecer (ou não) um pouco mais do quadro político do Paraná em relação aos apoios partidários para presidente.
O que se sabe é que há uma movimentação do interior do estado para a reunião.
Vamos aguardar e acompanhar.