Opinião
Consumidor é cidadão
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 18/01/2023 - 11:30O ato de consumo pode os trazer benefícios que não é apenas a aquisição de um produto ou serviço, pode nos posicionar no mundo. Isso mesmo, ser consumir pode ir além de uma definição econômica e é uma expressão social.
Na proporção em que os bens e serviços se multiplicam no mercado e passamos a consumir o que antes era impensado, o poder de ser consumidor se eleva e acaba por definir o futuro de inúmeras temáticas sociais associadas ao mercado, produção, compra e venda.
A questão racial por exemplo, quantas empresas estão optando por ter produtos que se associam a inclusão social. Inúmeras propagandas de serviços e produtos agora tem nas minorias seus garotos propaganda. É a valorização de um segmento social que se leva em conta na hora de adquirir, na hora de consumir.
Outro tema cada vez mais comum é a questão ambiental. Desejamos comprar produtos que nos coloquem com um posicionamento de preservação e sustentabilidade ambiental. Não é mais uma questão de agredir o meio ambiente, mas ter uma postura de preservação e reconstituição.
As empresas e produtos estão iniciando esta conscientização, um diferencial que, claro, exalta o valor de um produto, sua forma de confecção, comercialização e descarte em relação aos demais produtos que estão no mercado.
A relação com estes produtos gera uma diferencial no qual as pessoas estão dispostas a investir. Uma ação de cidadania, de consciência ambiental, na relação com o mercado. Esta prática pode trazer respostas mais eficientes do que a espera de uma ação do poder público.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade