Criptomoedas, futebol e apostas, uma ligação cada vez mais forte
Imagem ilustrativa/Foto: Roy Buri/Pixabay

Mercado crescente

Criptomoedas, futebol e apostas, uma ligação cada vez mais forte

Assessoria por Assessoria em 20/12/2022 - 15:15

O ano tem sido decepcionante para as criptomoedas, mas 2022 fecha com uma Copa do Mundo do Catar transformada em vitória para todos os ativos digitais. Entenda como o futebol e as criptomoedas se impactam mutuamente, em uma ligação que envolve também as apostas esportivas.

A Copa do Mundo 2022 é o maior torneio do futebol, o esporte mais popular do mundo, tendo uma empresa de criptomoedas como patrocinadora oficial. Ou seja, a corretora Crypto.com foi um dos parceiros da FIFA, conseguindo tornar o seu token Cronos (CRO) em uma das moedas oficiais da competição.

A ligação da Crypto.com com a Copa do Mundo parece ironia, pois o Catar proíbe a negociação de criptomoedas desde 2018. Só que a corretora está buscando público em todo globo, aproveitando a grande visibilidade da competição.

Na verdade, ainda não existem estatísticas oficiais, mas as projeções indicam que a Copa do Mundo 2022 terá sido assistida por 5 bilhões de telespectadores. E esse número comprova que uma Copa do Mundo abre sempre imensas oportunidades de negócios.

Foi assim em 2018, na Rússia. As criptomoedas começaram se mostrando através do futebol. Além das apostas esportivas, agências de viagens, redes hoteleiras e cadeias de bares aceitaram pagamentos em Bitcoin e outras criptomoedas, entre outras indústrias.

A Copa do Catar tornou oficial essa ligação de futebol e criptomoedas. A FIFA, além da parceria com a corretora Crypto.com, fez também acordo com a moeda digital Algorand (ALGO) para a negociação de ativos digitais da Copa do Mundo 2022, como vídeos NFTs de momentos lendários de torneios anteriores.

Cresce o impacto das criptomoedas no esporte

Essa parceria torna visível a ligação cada vez mais intensa entre o esporte e outras áreas econômicas. E não tem como disfarçar: cada vez mais, as criptomoedas impactam toda a economia do futebol e da indústria esportiva, com uma ligação que beneficia todas as partes envolvidas.

A Copa do Mundo 2022 foi a primeira a ter uma corretora de criptomoedas como patrocinadora oficial. Mas em todo mundo tem torneios e equipes de grande prestígio com patrocínios de empresas cripto, como casas de apostas especializadas nesse meio de pagamento.

Aqui no Brasil temos bons exemplos. Flamengo e São Paulo, 2 dos times mais titulados e populares, foram patrocinados pela Sportsbet.io nessa temporada de 2022. A mesma casa de apostas, especializada em criptomoedas, patrocina também o famoso Arsenal, que no momento da paragem para a Copa do Mundo era o primeiro colocado da midiática Premier League.

Pegando outra vez na Crypto.com, a corretora é patrocinadora oficial da Copa Libertadores, do time francês PSG e ainda da liga UFC (MMA). Além de tudo isso, ela também comprou os direitos do nome do Staples Center, onde atuam 2 famosas equipes da NBA, os Los Angeles Lakers e os Los Angeles Clippers.

Essa ligação aos esportes obriga as empresas da área dos ativos digitais a um pesado investimento. O retorno compensa, pois é imensa a visibilidade dos melhores torneios esportivos, como a Copa do Mundo.

Entusiasmados com as vitórias de suas equipes, os torcedores se envolvem com essas marcas que usam o esporte para ter visibilidade. Nesse caso das criptomoedas, não tem melhor exemplo que as apostas esportivas.

Quando planeja apostar na vitória de seu time, o apostador vai se lembrar que o patrocinador é uma casa de apostas. Ele é tentado a fazer cadastro nessa marca e para apostar terá de fazer depósito. Aí começa o retorno desse investimento feito pelas marcas.

Ao mesmo tempo, o patrocínio permite às equipes melhorarem seus elencos e estruturas. Isso vai tornar o time mais competitivo, melhorando seu desempenho esportivo. A consequência será um maior entusiasmo do torcedor, gerando mais visibilidade para o patrocinador.

Não é por acaso que, na temporada 2022, 19 dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro tiveram patrocínios de casas de apostas. Na temporada europeia de 2020-2021, quase metade dos times da Premier League, considerada a liga nacional de futebol mais valiosa do mundo, foram patrocinados por plataformas de aposta. Isto em Inglaterra, um país com regulamentação apertada para apostas e jogo online.

Criptomoedas nas apostas e cassinos

Após altas históricas em novembro de 2021, o valor das criptomoedas vem despencando nesse ano de 2022. No entanto, os ativos digitais estão mais populares que nunca, conquistando usuários dia após dia.

Usando de novo o futebol como exemplo, mesmo aqui no Brasil se registra um aumento da oferta de casas de apostas, e também de cassinos online, que aceitam exclusivamente ou dão preferência a pagamentos com criptomoedas, como a Stake Apostas.

Essas casas de apostas cripto são rivais de peso para as marcas tradicionais, já com presença marcante no futebol brasileiro. E tudo aponta para que tanto a indústria das apostas como o setor das criptomoedas conheçam novidades legislativas importantes em 2023.

A regulamentação das apostas e jogo no Brasil está se tornando quase obrigatória, em razão dos bilhões de reais em receita tributária que vão beneficiar a economia nacional.

Ao mesmo tempo, um dos cotados para liderar a Economia no próximo governo é o ex-ministro Henrique Meirelles, atualmente consultor da Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo.

Regulamentação da cripto prevista para 2023

Muitos olham para as moedas digitais com desconfiança, mas elas já fazem parte da realidade econômica do Brasil.

Ainda não existe uma regulamentação para as criptomoedas, mas a Receita Federal tem um campo próprio na Declaração Anual do Imposto de Renda para o contribuinte declarar seus criptoativos. E quem comprou criptomoedas ou ainda possui um valor acima de R$ 5.000 é obrigado a apresentar essa declaração.

No final de novembro, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei para regulamentar o comércio de criptomoedas. O PL 4401/21 visa tornar a negociação de ativos digitais mais transparente. Essa regulamentação vai terminar com as dúvidas que ainda existem sobre a segurança das criptomoedas como investimento e ativo financeiro.

Tudo isso é boa notícia para o apostador, que quer usar criptomoedas em segurança para fazer suas apostas esportivas. Ora, essa decisão da Câmara dos Deputados aconteceu quando a Copa do Catar ainda estava decorrendo. Um torneio onde a Crypto.com deu visibilidade à economia de ativos digitais no Brasil e em todo mundo.

Ainda é muito cedo para conferir os reais impactos desse patrocínio, mas os especialistas são unânimes em reconhecer que a Copa do Mundo 2022 é uma vitória para as criptomoedas. E o Brasil já está se preparando para esse futuro, com essas promessas de regulamentação tanto para ativos digitais como para apostas esportivas.

Por assessoria

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