A Secretaria de Cultura de Maringá confirmou que dois dos principais eventos realizados pela pasta na cidade vão ocorrer neste ano: o Festival Afro-brasileiro e a Festa Literária Internacional (Flim). As duas ações devem ser realizadas em novembro. Em razão da pandemia do coronavírus, os eventos devem ser feitos pela internet.
O Festival Afro apresenta nomes da cultura negra para discutir o assunto em mesas e shows. A Flim foca na literatura de modo geral.
Havia dúvidas quanto à realização dos eventos porque o foco da Prefeitura é o combate à Covid-19. Em outras palavras, tem havido cortes de verbas nas demais áreas. Com isso, haverá menos recursos para os dois festivais.
As comissões organizadoras já foram criadas.
A internet é o caminho já que é necessário evitar o contato entre as pessoas. A Semuc não descarta a realização de outros eventos como a Semana do Hip-Hop de forma online, disse o secretário de Cultura de Maringá, Chico Pinheiro. [ouça no áudio acima]
Em anos anteriores, o Festival Afro e a Flim trouxeram nomes como Zeca Camargo, Moraes Moreira, Ana Maria Machado, Ponto Br e Drik Barbosa.