A secretaria de Cultura de Maringá realiza nos meses de setembro e outubro a Pré-Flim, ações preparativas para a festa literária internacional da cidade, que ocorre em novembro. Na programação estão ações em bibliotecas em setembro, e a participação da escritora Conceição Evaristo em um evento em outubro. Ela é patrona da Flim. A informação foi divulgada nesta sexta-feira. Ainda não há data fechada para os eventos pré-flim.
Segundo o secretário de Cultura de Maringá, Miguel Fernando Perez, essa ação é estratégica. O objetivo é movimentar e preparar a cidade para a festa oficial, que ocorre em novembro.
Conceição Evaristo é mineira. Ela é considerada uma das vozes mais importantes da literatura atual. Entre outros motivos, por pautar a discussão relativa ao feminismo negro. Entre os livros mais conhecidos dela estão Ponciá Vivêncio e Olhos d’água.
Em relação à festa literária internacional de Maringá, que ocorre entre os dias 21 e 25 deste ano, alguns nomes já foram confirmados. Fabrício Carpinejar, Carola Saavedra participam de mesas. Arnaldo Antunes faz um show musicial. Conceição Evaristo também participa de mesa. O tema da Flim deste ano é Resistências.