De acordo com a Estação Climatológica da UEM, choveu 50 milímetros de sábado até a manhã desta segunda-feira em Maringá. É uma quantidade suficiente para encharcar o chão. Para se ter uma ideia, a média de chuvas em agosto é de 61 milímetros. E agosto deste ano foi bem seco, com chuva significativa só mesmo no último dia do mês. Setembro já é um mês mais chuvoso, com média de 129 milímetros. E assim começou. Não é reclamando, afinal a chuva era muito esperada, mas ela provocou alguns estragos. A Defesa Civil fez um balanço na manhã desta segunda-feira: 9 árvores caíram. Duas delas atingiram uma casa e um veículo. E duas casas ficaram destelhadas. É o que diz o coordenador da Defesa Civil Municipal Adilson Costa.
Com previsão de um setembro chuvoso, a Defesa Civil já orienta as pessoas que queiram se prevenir. Existe um sistema de alerta que envia mensagens pelo SMS. É só se cadastrar mandando mensagem para 40 199.
Ainda por causa do temporal, quase seis mil imóveis sem luz no sábado (31). O vento forte também levou tapumes da construção do Terminal Intermodal, que foram arrastados para a pista.