Após receber nova proposta pedindo a reabertura gradual do comércio, feita na terça-feira (14), a resposta deve ser dada na sexta-feira (17), pela manhã, por parte da Prefeitura de Maringá. Embora houvesse a expectativa de retorno para esta quinta (16), a decisão será publicada na sexta.
Conforme fontes ouvidas pela CBN, o texto de um novo decreto está sendo feito durante a tarde e o resultado deve ficar pronto somente de noite.
Na terça, Acim e Sivamar entregaram uma proposta de reabertura gradual. Entre outras medidas, sugeria horários alternativos de funcionamento dos estabelecimentos redução de trabalhadores no mesmo local, disse presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Michel Felippe Soares. [ouça no áudio acima]
A CBN apurou que até o momento os empresários não foram informados quanto ao teor do novo decreto.
Nesta sexta-feira, dia 17 de abril, completam-se os 30 dias do decreto que deu início às medidas de combate ao coronavírus. Entre outras determinações, ficou definido o fechamento do comércio.
Ao longo desse período, muita coisa aconteceu. A cidade confirmou cinco mortes em decorrência da covid-19 e cerca de 50 casos positivos. O município sofreu pressão e conversou com empresários. Decisões judiciais saíram autorizando setores a funcionar - como açougues. A iniciativa privada e o poder público se organizaram para preparar o sistema de saúde - aumentando o número de leitos e focando no atendimento ao coronavírus.
Na reunião pela manhã, programada para esta sexta-feira, o município deverá fazer um balanço do período.
Lembre-se: quando sair de casa, use máscara.