Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550
Opinião
Democracia: devaneios e realidade
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 30/09/2021 - 08:40Quem assiste as cessões da CPI da Covid no Senado tem um retrato do que é o país. O palanque político de uma comissão parlamentar de inquérito transmitida em tempo real por canais de comunicação. Resumos são divulgados diariamente em cadeia nacional.
Ontem, o senado pareceu um spot publicitário. O empresário Luciano Hang conseguiu deixar sua marca e valar de si e de seu empreendimento. Literalmente ele é um grande negociante, na CPI não descartou vender a mãe, falecida por covid.
Mas, se o empresário causou polêmica e descaracterizou a CPI, outros transformaram suas falas, lado a lado, independente de ser a favor ou contra o governo, em palanque. Mais valia argumentar em defesa e a favor do que indagar o depoente.
Este é um aspecto da democracia, nada fora do que um regime representativo não pode expressar. Ficamos sempre criticando a postura de homens públicos no exercício de seu mandato. Por sinal, entre os nossos últimos presidentes não são um bom exemplo de comportamento com a língua.
Dilma e Bolsonaro são exemplos de presidentes que deixaram “pérolas” em suas falas que ficaram para a memória. Não são os únicos, os parlamentos e executivos pelo país estão cheios. Até mesmo no Judiciário há quem fale tolices.
Tudo isso está dentro da normalidade democrática e representativa. Não é um problema do regime político e sim uma expressão da sociedade que escolhe determinados representantes. Vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e o presidente são eleitos democraticamente. São a expressão de nossa vontade e critérios.
Sendo assim, quando nos deparamos com comportamentos circenses e com vários palhaços no picadeiro. Nos sentimos sentados na plateia indignados com o espetáculo que vemos, é bom não esquecer que cada um deles expressa a forma como queremos resolver nossos problemas. Esta é a nossa piada de mal gosto.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade