Maringá é um polo de empresas de tecnologia da informação. Mas não está incluída no projeto do Governo do Estado que estende benefícios fiscais a empresas instaladas em determinadas cidades.
O projeto tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e foi debatido esta semana na Comissão de Constituição e Justiça. Um pedido coletivo de vista adiou a análise do texto.
Uma lei já permite que empresas de TI de cidades como Foz do Iguaçu tenham desconto no ICMS e paguem o tributo depois da venda. O atual projeto estende esse benefício para outras cidades. O critério adotado é que as cidades tenham campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Os deputados não concordam e pressionam para que o benefício seja estendido a Maringá, Cianorte, Paranavaí, entre outros municípios. É o que explica o deputado estadual Homero Marchese. [ouça o áudio acima]
O líder do governo na Alep, deputado Hussein Bakri, explicou que já vem conversando com o governador Ratinho Junior sobre esse projeto. O governador disse que é preciso aprovar o atual projeto e apresentar outro, em 2022, incluindo outras cidades que reivindicam o benefício. [ouça o áudio acima]
O assunto será discutido novamente na semana que vem.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550