Sarandi é dividida ao meio pela BR-376. Só é possível atravessar da região Norte para o Sul da cidade pelos viadutos próximos da Avenida Londrina, que ficam a 1,2 km de distância.
O projeto da construção dos dois viadutos prevê duas interseções que ligam as marginais da BR-376, Avenida Antônio Volpato e Avenida Ademar Bornia. As pistas serão atravessadas em desnível por dois viadutos alongados, que vão funcionar como bolsões incorporados às marginais.
O modelo é semelhante ao que foi implementado nos viadutos da BR-277, entre Campo Largo e Curitiba.
Os viadutos serão construídos na BR-376, do km 181,34 ao km 182,10. A extensão será de 760 metros, nas alturas da Avenida Rio de Janeiro e Avenida Brasil.
A obra é para facilitar a ligação entre as regiões Norte e Sul de Sarandi, e vão servir também como retorno para aliviar o tráfego de veículos na BR-376, principal ligação com Maringá.
A licitação foi aberta pelo Governo do Paraná por meio do DER, o Departamento de Estradas de Rodagem e divulgada pela CBN no dia 22 de dezembro. A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para 31 de março. A modalidade é concorrência com regime de contratação integrada, ou seja, a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia, e a execução da obra em um mesmo contrato.
O valor total da obra nesse modelo é sigiloso. O diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, explicou que isso aumenta competitividade e melhores propostas. [ouça o áudio acima]
O prazo de entrega será de 12 meses a contar após emissão da ordem de serviço. Serão 120 dias para a apresentação dos projetos e 240 dias para a execução das obras.
Com informações da AEN.