O trecho da BR-376 entre Maringá e Mandaguaçu é bem movimentado, com o trânsito de caminhões pesados.
Havia três pontos de retorno na pista, no nível da rodovia. Mas eles foram fechados pela concessionária que administra o trecho por determinação do DER, Departamento de Estradas de Rodagem, que por sua vez atendeu um pedido da Polícia Rodoviária Federal.
Ouvintes da CBN questionaram o motivo do fechamento. Segundo a PRF e segundo o DER, a decisão foi tomada por questão de segurança.
Um dos retornos, o mais perigoso, fica em frente a um frigorífico. O DER informou que a decisão de fechar o retorno foi discutida com funcionários do frigorífico, em reuniões.
Moradores e comerciantes do Patrimônio São Domingos, no entanto, disseram que não participaram dessa reunião e não foram informados da mudança. Eles se queixam de transtornos.
O comerciante Nivaldo do Rêgo, que também mora na localidade, diz que pelo menos dois retornos poderiam continuar abertos. [ouça o áudio acima}
A CBN pediu informações ao DER. O engenheiro João Luiz Goltz de Almeida, fiscal do contrato de concessão da Viapar, gravou um vídeo, em que diz que num dos retornos foram registrados 26 acidentes em um ano. [ouça o áudio acima]
O DER informou ainda que será realizada uma contagem de tráfego para verificar o possível impacto das medidas e que está à disposição da comunidade do distrito para esclarecimentos, com as devidas restrições necessárias ao atual momento de pandemia.