DJ entra na Justiça contra Lei Seca de Maringá
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Direito

DJ entra na Justiça contra Lei Seca de Maringá

Cidade por Luciana Peña em 25/03/2022 - 17:35

Um DJ que mora na Vila Esperança em Maringá ajuizou uma ação contra a lei que proíbe o consumo de bebida alcoólica em vias públicas das 22h às 8h. Por enquanto, o cidadão não obteve sucesso. O juízo considerou que o direito dele de ir e vir não foi proibido, mas restringido em benefício da coletividade. Os advogados do DJ vão recorrer.

Este mês a Prefeitura de Maringá publicou um decreto regulamentando uma lei municipal aprovada em 2020.

O decreto proíbe o consumo de bebida alcoólica das 22h às 8h do dia seguinte em vias e logradouros públicos, ou seja, calçadas, ruas, praças, entre outros espaços públicos.

Também fica proibido consumir bebida alcoólica, a qualquer hora do dia, perto de instituições de ensino.

O objetivo foi acabar com as aglomerações de jovens em vias públicas próximas a bares da cidade ou em endereços que se tornaram pontos de concentração, mesmo não tendo bar por perto.

Mas se a lei mirou as grandes aglomerações, também atingiu os pequenos grupos de amigos que gostam de se encontrar em praças para beber e conversar.

É o caso do DJ Diogo de Andrade, que mora na Vila Esperança e contratou advogados para garantir o direito que ele considera ter de continuar consumindo bebida alcoólica numa praça no bairro onde mora,

Um dos advogados que ajuizaram um mandado de segurança a pedido do cliente, Alan Zampieri, diz que a lei é inconstitucional. [ouça o áudio acima]

O mandado de segurança foi negado. Na sentença, o juiz Leandro Albuquerque Muchiuti considera que não há ofensa à liberdade individual porque não existe direito absoluto. E que o “sentimento coletivo frente às condutas noticiadas nos veículos de comunicação em Maringá exige uma imediata atuação do Estado”. Os advogados do DJ irão recorrer da decisão.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade