Duas das maiores cooperativas do Paraná distribuem sobras aos cooperados
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

R$ 329 mi

Duas das maiores cooperativas do Paraná distribuem sobras aos cooperados

Economia por Luciana Peña em 13/12/2021 - 11:24

Nesta segunda-feira (13) a Coamo e a Cocamar, cooperativas da região noroeste do Paraná, começaram a distribuir parte das sobras do exercício de 2021. Juntas, as cooperativas vão injetar na economia regional R$ 329 mi. 

Na Coamo Agroindustrial Cooperativa, de Campo Mourão, a maior da América Latina, os 30 mil cooperados começaram a receber nesta segunda-feira (13), 194 milhões de reais. É a antecipação de parte das sobras, um momento tradicional e bastante esperado.

A cota de cada cooperado é proporcional à movimentação na cooperativa durante o ano. O dinheiro foi creditado na conta de cada cooperado e pode ser acessado por meio de um aplicativo.

Os agricultores associados à Coamo são do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, diz que o ano de 2021 foi difícil por causa da pandemia e do clima, mesmo assim o faturamento foi o maior dos 50 anos porque os preços das commodities explodiram. [ouça o áudio acima]

E a Cocamar, Cooperativa de Maringá também distribui sobras nesta segunda-feira: serão 135 milhões de reais para 16 mil cooperados, 35% a mais em relação ao ano passado.

É o 13o salário dos agricultores diz o produtor rural Ilton Krem. [ouça o áudio acima]

O produtor José Carlos Marques também vai usar o dinheiro para viagens e presentes de fim de ano. E se sobrar algum, será reinvestido na propriedade. [ouça o áudio acima]

Em fevereiro as duas cooperativas pagam o restante das sobras. A Coamo deve distribuir duas vezes e meia o valor de agora. O valor da Cocamar deve ser menor e geralmente essa parte, que é pequena, é doada para entidades assistenciais.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade