Em fevereiro deste ano, a escritora e editora maringaense Angela Ramalho, de 65 anos, tinha 33 livros na lista, aguardando edição e publicação. A fila vinha desde outubro do ano passado. Mas, devido à Covid-19, que resultou também em problemas econômicos, 20 desses trabalhos foram cancelados. Apesar de ter havido a redução de 60% do serviço, Angela Ramalho, que é a responsável pela AR Publisher, tem feito doações de livros para ajudar colegas das artes.
Em Maringá, artistas criaram uma rede de apoio, que recebe doações e faz rifas. O dinheiro arrecadado vai para quem atua na área e está sem trabalho. A AR Publisher doou cem exemplares do livro “Robson”, escrito por AA de Assis, lançado em 1959 e relançado no ano passado pela editora. A obra é a primeira publicada em Maringá e reúne poemas. A Rede tem vendido o exemplar por R$ 10.
Angela Ramalho é MEI, uma microempreendedora individual. Por mês, movimentava até R$ 10 e contratava entre 5 e 7 prestadores de serviços por livro. Tudo mudou por conta do coronavírus, diz ela, mas quem pode tem de ajudar.[ouça no áudio acima]
Aposentada do serviço público, Angela Ramalho tocou durante anos a AR Publisher diretamente da casa dela. Em 2020, alugou uma local para trabalhar. O aluguel do mês está pago. Quanto ao futuro, ela não sabe o que esperar, mas de uma coisa ela tem certeza: é precioso ter.. [ouça no áudio acima]
A editora pode ser encontrada na internet, no site editoraarpublisher.com.br. A Rede de apoio aos artistas está no Instagram. É só procurar por “maringarede”.
Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante