Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Precipitação
Em apenas 14 dias, Maringá tem segundo março mais chuvoso da história
Cidade por Lethícia Conegero/GMC Online em 16/03/2022 - 17:18Choveu 265,8 milímetros em Maringá do dia 1º ao dia 14 deste mês, segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O valor é mais que o dobro da média esperada para o mês no município, que é de 128,7 milímetros. Foi a cidade do Paraná que mais choveu neste mês.
Em apenas 14 dias, este já é o segundo mês de março mais chuvoso em Maringá desde o início da série histórica, em 1998. O março mais chuvoso ocorreu em 2014, quando a precipitação acumulada foi de 293,4 milímetros.
“Esse março de 2022 é o segundo mais chuvoso. Mas como março ainda não acabou, pode ser que ele mude e passe a ser o mais chuvoso da história. Ainda temos pelo menos 15 dias”, disse a meteorologista do Simepar, Lídia Luisa Mota de Pontes, em entrevista ao GMC Online.
Segundo ela, o fenômeno climático La Niña está perdendo força, o que pode influenciar a ocorrência de chuvas na região. “A princípio, a La Nina está perdendo força e isso faz com que os acumulados fiquem mais próximo da média esperada. Ao longo do outono, ela vai perder mais força ainda e vamos entrar numa fase ‘neutra’, o que significa que não teremos uma influência direta da La Nina – que tende a deixar o ambiente mais seco. Associado a isso, temos observado a passagens de mais frentes frias, o que ajuda no aumento dos índices pluviométricos”, detalhou a meteorologista.
Nesta quinta, 17, e sexta-feira, 18, a previsão é de tempo estável em Maringá, segundo o Simepar. Mas no próximo fim de semana, a chuva deve retornar a cidade. No sábado, 19, deve chover cerca de 20 milímetros.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade