O áudio foi publicado numa página no Facebook. O nome da página é Rycerz Niepokalanej, que segundo a Wikipedia é o nome de uma revista católica romana polonesa.
A imagem na página é uma representação de cruzadas, movimentos militares de inspiração cristã que conquistaram territórios entre os séculos XI e XIII.
E uma frase em italiano pode ser lida no alto da página, a tradução é: “Converta os pecadores e hereges e leve todos os homens ao amor de Maria Imaculada."
Na publicação o usuário da página diz que o bispo emérito de Maringá, Dom Anuar Battisti, foi proibido de celebrar missas no território arquidiocesano.
A proibição teria partido do atual arcebispo Dom Severino Clasen.
O áudio é bastante nítido e a voz parece mesmo ser de Dom Anuar.
Ele diz no áudio, que seria uma mensagem enviada a padres, que sempre teve uma relação cordial com o arcebispo Dom Severino Clasen.
Mas foi surpreendido com a proibição de celebrar missas em público, embora não saiba os motivos.
O áudio parece ter sido gravado em novembro do ano passado, às vésperas da vinda do núncio apóstolico da Igreja Católica no Brasil a Maringá. [ouça o áudio acima]
Dom Anuar cita a palavra evangelizadora do Papa Francisco para contrapor à proibição que recebeu. [ouça o áudio acima]
E Dom Anuar se queixa de uma espécie de perseguição. [ouça o áudio acima]
A arquidiocese de Maringá informou que Dom Severino Clasen não vai comentar as declarações de Dom Anuar nesse áudio. Mas de acordo com a norma da Igreja Católica, um padre ou bispo que viva em outro território arquidiocesano precisa de autorização do arcebispo local para celebrar missas. É o caso de Dom Anuar, que atualmente reside em Toledo.
A CBN não conseguiu contato com Dom Anuar Battisti.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550