Fraude
Em Maringá, 556 servidores da prefeitura receberam auxílio emergencial
Economia por Fabio Guillen/GMC Online em 28/05/2020 - 17:24A Prefeitura de Maringá é a que tem mais servidores no Paraná recebendo o auxílio emergencial do Governo Federal de forma irregular, segundo informações obtidas pelo GMC Online. Foram ao todo, segundo trabalho conjunto do Tribunal de Contas do Paraná (TCE) e da Controladoria-Geral da União (CGU), 556 servidores que receberam o benefício.
De acordo com o TCE, todos os servidores estão sendo investigados após a constatação. A lista de nomes dos servidores foi enviada para a Prefeitura de Maringá. Só na cidade, pelo menos R$ 333 mil foram repassados a quem não estava precisando de ajuda. O TCE afirma, ainda, que não descarta que os CPFs dos servidores tenham sido usados por quadrilhas.
Segundo o levantamento divulgado pelo TCE nesta quinta-feira, 28, servidores de 388 prefeituras podem ter recebido o benefício de maneira irregular. Ao todo, são R$ 7,3 milhões que podem ter sido repassados para quem não precisa de ajuda.
O advogado Lucas Preto destaca que o recebimento indevido pode ser caracterizado como crime de falsidade ideológica, o que pode gerar uma detenção de até cinco anos.
“O cidadão que solicitar o benefício declarando ou omitindo dolosamente circunstância que sabe que excluiria o direito ao benefício, pode estar cometendo os crimes de falsidade ideológica e estelionato, consumado ou tentado a depender se houver ou não o recebimento do benefício, com a agravante de ser cometido contra a assistência social, o que aumenta em um terço a pena do estelionato que varia de um a cinco anos de prisão”, comentou.
Ainda de acordo com o Tribunal, somente servidores das prefeituras de Centenário do Sul, Entre Rios do Oeste, Iguaraçu, Itaguajé, Juranda, Pinhalão, Saudade do Iguaçu, Sertanópolis, Tomazina, Verê e Vitorino não estão envolvidos na fraude.
Vale lembrar que os servidores pediram o benefício por conta própria. Cada caso está sendo investigado.
A Prefeitura de Maringá informou, por meio da assessoria de imprensa, que por enquanto não recebeu a lista de servidores que pediram o benefício.
Veja a lista de quantidade de servidores que receberam o benefício por Município:
Maringá - 566 servidores
Cascavel - 425 servidores
Curitiba - 351 servidores
Ponta Grossa - 330 servidores
Foz do Iguaçu - 281 servidores
Londrina - 258 servidores
Colombo - 186 servidores
Guaratuba - 153 servidores
Araucária - 123 servidores
São José dos Pinhais - 99 servidores
Paranaguá - 57 servidores
Piraquara - 51 servidores
Notícias Relacionadas
Notícias da mesma editoria
Negócio familiar
Empreendedora de Marialva vence Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Agência do Trabalhador
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade