Os juízes de Maringá querem mais servidores para a comarca. O pedido foi feito ao Tribunal de Justiça na tarde desta sexta-feira (30), durante o Encoraj, o Encontro Regional da Administração do Poder Judiciário do Paraná. O evento ocorre até a manhã deste sábado (31), e reúne magistrados e servidores das comarcas da região. O Encoraj é realizado no Fórum da Justiça Estadual. Participam desembargadores e representantes de classe.
Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça do Paraná, faltam pessoas em todo o estado. Seria necessário contratar 50 juízes e 100 servidores. Há dois concursos previstos para este ano que, se tudo ocorrer como o previsto, deve amenizar a situação.
A falta de servidores prejudica os serviços, segundo os juízes. Um processo pode demorar mais, já que há menos gente para cumprir a demanda. São várias as causas desse problema. Entre outras, o fato de servidores e juízes serem aprovados em outros concursos. Daí, eles deixam o local em que atuam e não ocorre a reposição.
No momento, o Paraná também vive a estatização de cartórios após decisão do Supremo Tribunal Federal. Por causa disso, os cartórios judiciais hoje privados devem voltar para o Estado, e o que tem ocorrido, no momento, é que daí servidores são descolados. Em Maringá a previsão é a de que seis cartórios sejam estatizados.
O juiz Fábio Capela, da 5ª Vara Cível de Maringá, explicou que as demandas têm aumentado na Justiça. Por isso a necessidade de mais servidores.