A UBS Pinheiros, em Maringá, começará atender a partir desta segunda-feira (2), em uma ala exclusiva, pacientes com sintomas de dengue que não são de urgência e emergência. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a estrutura, conhecida como "Sentinela", contará com pessoal capacitado para realizar os atendimentos.
De acordo com o secretário de Saúde interino de Maringá, Clóvis Melo, a UBS Sentinela foi criada para desafogar o fluxo de atendimentos de casos de dengue nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Mais da metade dos casos atendidos nas UPAs atualmente são de dengue, conforme o secretário. [ouça no áudio acima]
Maringá tem atualmente 1.102 casos confirmados de dengue no período epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado. Outros 1.200 casos suspeitos estão em análise, de acordo com boletim epidemiológico divulgado na última quarta-feira (27), pela Secretaria Municipal de Saúde.
Em outra ala, a UBS Pinheiros continuará realizando os atendimentos normais. O atendimento da unidade Sentinela será das 7h às 23h. Já os atendimentos normais irão até às 21h.