Empresa terá de indenizar atendente de Maringá por controlar idas ao banheiro, diz TST
Foto ilustrativa: Freepik

Justiça

Empresa terá de indenizar atendente de Maringá por controlar idas ao banheiro, diz TST

Cidade por Letícia Tristão em 28/06/2023 - 16:32

A decisão foi favorável a ex-funcionária que alegou ter idas ao banheiro controladas para não influenciar na produtividade e consequente pagamento de benefício.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou uma empresa a indenizar uma ex-funcionária por controlar as idas da atendente ao banheiro.

O processo transitou em julgado e, segundo a decisão, a ex-atendente de telemarketing deve ser indenizada em R$ 10 mil.

A companhia funcionava em Maringá. Segundo TST, as pausas da funcionária para ir ao banheiro durante o turno de trabalho influenciavam no valor que ela receberia de um benefício, o Prêmio de Incentivo Variável (PIV).

No processo, consta que ela relatou que “se excedesse os 10 min diários perdia parte do indicador”. Alegou ainda que o supervisor também recebia o benefício em cima da produtividade da equipe, por isso a cobrança.

A atendente trabalhou na empresa de 2017 a 2021, quando o processo começou a tramitar na Justiça do Trabalho.

O pedido de indenização foi negado na primeira e segunda instâncias. Mas a Terceira Turma do TST teve uma avaliação diferente do caso. O relator, ministro Maurício Godinho Delgado, concluiu que a vinculação das idas ao banheiro à remuneração significa "abuso de poder e ofende a dignidade do trabalhador".

Durante o processo, a empresa negou que controlava o tempo de uso do banheiro.

A indenização foi aceita por unanimidade pelo Tribunal. Por ter transitado em julgado, a empresa não pode recorrer da decisão.

A reportagem entrou em contato com a empresa. Por email, a companhia respondeu que: “A Vivo informa que segue as determinações legais e as regras sobre as pausas com todo o rigor que a lei exige.”

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade