Energia verde abre oportunidades para o agronegócio brasileiro

CBN Rural

Energia verde abre oportunidades para o agronegócio brasileiro

CBN Rural por Rogério Recco em 15/05/2023 - 16:58

O ex-presidente do Banco Central do Brasil, Gustavo Loyola, em entrevista na segunda-feira (15) ao CBN Rural da Rádio CBN Maringá, disse que o presidente da República não está correto em manter críticas sistemáticas ao presidente do Banco Central. Segundo ele, a inflação é um problema crônico em muitos países, como os da União Europeia e Estados Unidos, e os bancos centrais elevaram igualmente as taxas de juros. “É um fenômeno que não se via há muito tempo e que foi impulsionado pelo período da pandemia”. Loyola citou que, com suas críticas, o presidente da República dá tiros no próprio pé, além de criar ruídos e uma situação de insegurança para o investidor no país.
Na visão dele, o país não vive uma situação de crise em sua economia e, sim, de desaquecimento, sendo que o crescimento não prescinde de uma reforma tributária bem conduzida, que elimine distorções. Por outro lado, ele considera que o arcabouço fiscal proposto pelo governo não é suficiente para o equilíbrio do PIB e a dívida, mas pode evitar a “explosão da dívida”.
“A inflação brasileira dá sinais de estar controlada e, em algum momento, os juros da taxa Selic vão começar a cair”, afirmou. “Os produtores brasileiros colheram uma supersafra, mas os preços caíram, ou seja, os preços dos alimentos ficaram mais baratos e não incidem sobre a inflação”, acrescentou.
Loyola falou ainda que as perspectivas são muito promissoras para o agronegócio em nível internacional, pois o mundo continua crescendo e há muita demanda pelos produtos brasileiros.

Quer enviar uma sugestão ou pergunta para o CBN Rural? Fazer contato com Rogério Recco? Envie a sua mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Acompanhe CBN Rural de segunda a sexta, às 07h20 e às 15h40

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade