Especialista em obesidade comenta chegada do Mounjaro ao Brasil
Imagem Ilustrativa | Foto: rawpixel.com/Freepik

Saúde

Especialista em obesidade comenta chegada do Mounjaro ao Brasil

Saúde por Brenda Caramaschi em 22/04/2025 - 10:28

A luta contra a obesidade ganhou um aliado que se popularizou no mundo inteiro: o tirzepatida, vendido com o nome comercial de Mounjaro, recém-aprovado no Brasil e já considerado por especialistas um dos medicamentos mais promissores no tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2. A tirzepatida é uma molécula que atua em dois hormônios intestinais — o GIP e o GLP-1 —, ambos envolvidos na regulação do apetite, da insulina e do metabolismo energético.

De forma simplificada, ela ajuda a controlar a fome, melhora a resposta à glicose e promove um emagrecimento mais eficiente e sustentável. Estudos internacionais mostraram uma perda de peso média de até 22% do peso corporal, algo que até então era comparável apenas aos resultados de cirurgias bariátricas. O remédio injetável aprovado para diabetes ainda não é vendido no Brasil, mas deve chegar em junho.

Na opinião do médico nutrólogo e especialista em emagrecimento, Dr. Felipe Gazoni, o novo medicamento revolucionou a medicina. “O Mounjaro apresenta todos os benefícios do Ozempic, mas com uma resposta muito superior, podendo até mesmo sobrepor a própria bariátrica, reduzindo também, de forma significativa, doenças coronarianas, prevenir diabetes, melhorar a função renal, diminuir roncos, entre tantos outros benefícios”, comenta o médico. Porém, o especialista ressalta que o uso sem acompanhamento pode trazer riscos à saúde e em alguns casos, os efeitos colaterais podem ser severos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade