

Saúde
Especialista em obesidade comenta chegada do Mounjaro ao Brasil
Saúde por Brenda Caramaschi em 22/04/2025 - 10:28A luta contra a obesidade ganhou um aliado que se popularizou no mundo inteiro: o tirzepatida, vendido com o nome comercial de Mounjaro, recém-aprovado no Brasil e já considerado por especialistas um dos medicamentos mais promissores no tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2. A tirzepatida é uma molécula que atua em dois hormônios intestinais — o GIP e o GLP-1 —, ambos envolvidos na regulação do apetite, da insulina e do metabolismo energético.
De forma simplificada, ela ajuda a controlar a fome, melhora a resposta à glicose e promove um emagrecimento mais eficiente e sustentável. Estudos internacionais mostraram uma perda de peso média de até 22% do peso corporal, algo que até então era comparável apenas aos resultados de cirurgias bariátricas. O remédio injetável aprovado para diabetes ainda não é vendido no Brasil, mas deve chegar em junho.
Na opinião do médico nutrólogo e especialista em emagrecimento, Dr. Felipe Gazoni, o novo medicamento revolucionou a medicina. “O Mounjaro apresenta todos os benefícios do Ozempic, mas com uma resposta muito superior, podendo até mesmo sobrepor a própria bariátrica, reduzindo também, de forma significativa, doenças coronarianas, prevenir diabetes, melhorar a função renal, diminuir roncos, entre tantos outros benefícios”, comenta o médico. Porém, o especialista ressalta que o uso sem acompanhamento pode trazer riscos à saúde e em alguns casos, os efeitos colaterais podem ser severos.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade