A ocupação artística livre dos teatros Barracão e Reviver e da Casa da Cultura de Maringá faz parte das ações de democratização da cultura na cidade. A iniciativa é da secretaria Municipal de Cultura, que abriu nesta semana o edital para solicitação dos espaços para apresentações culturais locais.
As inscrições de devem ser feitas até o dia 6 de março. O edital de ocupação de espaços públicos para apresentações artísticas e culturais é destinado para artistas individuais; companhias de dança, ópera, circo e teatro; orquestras; grupos musicais; produtores e promotores culturais profissionais; além de artistas ou grupos amadores devidamente cadastrados na Semuc. Entre os critérios estabelecidos para solicitação dos espaços está que a utilização poderá ser feita no período matutino. A ideia é atrair projetos nas áreas de teatro, dança e música, reforça o secretário da pasta, Miguel Fernando.
A utilização dos espaços culturais deverá ser feita respeitando a carga horária de 96h para 6 meses; 64h para 4 meses e 32h para 2 meses, todos com 4h semanais. O selecionado tem oferecer uma contrapartida de acordo com a duração da ocupação, por exemplo.
Para 96h a contrapartida é de no mínimo 6h, podendo ser 1 curso ou 3 apresentações; no caso de 64h a contrapartida será de 4h, 1 curso ou 2 apresentações; e para 32h, de no mínimo 2h, 1 curso ou 1 apresentação. Optando pela oferta de espetáculo, o mesmo terá que ser apresentado de forma gratuita. Outras informações pelo telefone: 3221 6100. O edital está disponível no site da prefeitura.