O ano de 2020 foi desafiador para os estudantes da rede estadual de ensino. Eles tiveram que se adaptar às aulas remotas.
O conteúdo chegou pelo aplicativo Aula Paraná, pela TV ou por meio de atividades impressas que a escola disponibilizava.
A recompensa, para quem se esforçou e não esbarrou em dificuldades práticas para estudar, como por exemplo falta de internet ou de um mediador que pudesse esclarecer todas as dúvidas, chegou agora em 2021.
O Governo do Paraná vai levar cem alunos da rede estadual para uma temporada de estudos em Nova Zelândia. É o programa Ganhando o Mundo.
Eles foram selecionados de acordo com a frequência nas aulas e as notas.
Nenhum aluno de Maringá foi selecionado, mas há estudantes selecionados da região: em Astorga, Santo Inácio, São Tomé, Paranacity, Rio Branco do Ivaí, Iporã. Umuarama, Jandaia do Sul, Goioerê, Alto Paraíso, Mamborê e de Campo Mourão: o Gabriel Maia da Silva, do colégio Ivone Castanharo.
A diretora Tânia Chrastek Sidnei, diz que a escolha do Gabriel foi um prêmio pelo esforço de toda a equipe do colégio.
Para tirar as dúvidas dos alunos e não deixar que eles desistissem de estudar, os professores criaram grupos de whatsapp e reforçaram as atividades impressas. [ouça no áudio acima]
O Gabriel tem 15 anos e agora está no primeiro ano do ensino médio. Nunca viajou para fora do país e sonha falar fluentemente o inglês.
Em 2020, o Gabriel não deixou de assistir uma aula sequer e tirou notas acima de 9 em todas as disciplinas.
Ele e a família estão muito felizes. [ouça no áudio acima]
Ao longo deste primeiro semestre os alunos selecionados no Programa Ganhando o Mundo vão poder estudar inglês num curso online de 240 horas. O intercâmbio será no segundo semestre. A Secretaria de Educação vai bancar os gastos com passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde e despesas acadêmicas. O intercambista vai receber uma ajuda de custo mensal de R$ 800.