Os acadêmicos de medicina passam a maior parte do tempo em sala de aula estudando. O tempo livre é curto. E no próximo domingo, veteranos e calouros do curso de medicina da UEM vão usar um pouco deste tempo livre para uma ação social. É um trote solidário. O evento será no Núcleo Para João XXIII. Entre as atividades, orientação sobre a prevenção do câncer e corte de cabelo.
O objetivo é arrecadar mechas de cabelo para a confecção de perucas que serão doadas a pacientes em tratamento contra o câncer. Para as crianças, os acadêmicos estarão com um projeto que ajuda os pequenos a perder o medo de hospital. É o hospital de ursinho. O trote será uma homenagem à acadêmica de medicina Larissa Yoshizawa que morreu em 2014 vítima de câncer, explica o estudante Bruno Valério, da coordenação do trote solidário.
As perucas serão confeccionadas com o apoio do Instituto David Moretti Lazarin.
Para os calouros, o trote solidário é uma forma de desde o início do curso de medicina, desenvolver a empatia que será necessária com os futuros pacientes.
O Núcleo Papa João XXIII é uma entidade que ajuda famílias em vulnerabilidade social a se reestabelecer com casa e trabalho. O Núcleo fica na Avenida São Vicente de Paulo, número 324. O trote solidário seria das 13h às 19h, mas os organizadores decidiram encerrar um pouco antes, às 18h.