De acordo com as primeiras informações da rádio CBN Curitiba, o casal Beto e Fernanda foi preso pelo Gaeco, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público do Paraná. Também foram presos o irmão do governador Pepe Richa, o ex-secretário de Cerimonial, Ezequias Moreira, e Luiz Abib Antoun.
Já a prisão de Deonílson Roldo aconteceu durante a deflagração da 53ª fase da Lava Jato, na manhã desta terça-feira (11.09). Nesta fase, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão no apartamento do casal Richa, em Curitiba.
A nova fase da Lava Jato foi batizada de “Operação Piloto”. De acordo com a PF, o objetivo da investigação é a apuração de suposto pagamento milionário de vantagem indevida no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, em favor de agentes públicos e privados no Estado Paraná, em contrapartida ao possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada.
Vale lembrar que “Piloto” era o codinome atribuído ao ex-governador Beto Richa na planilha do setor de operações estruturadas, o departamento de propinas, da Odebrecht.
Em nota, a defesa de Beto Richa afirma não saber qual a razão das ordens judiciais proferidas e que ainda não teve acesso à investigação.