Maringá tem uma das maiores colônias japonesas do Paraná e é cidade-irmã de Kakogawa no Japão. Já recebeu mais de uma vez a visita de integrantes da família imperial. E está em Maringá o maior jardim japonês fora do Japão.
É o Parque do Japão, um imenso jardim com símbolos orientais, lagos com carpas e uma vegetação cuidada de acordo com os ensinamentos de jardineiros japoneses que estiveram em Maringá na construção do parque nos anos 2000.
Em datas festivas e em feriados prolongados o parque recebe milhares de visitantes, muitos deles de várias partes do país.
Graciana Batista veio de Minas Gerais. [ouça o áudio]
E neste feriadão uma das atrações é uma exposição de bonsais. Árvores miniaturizadas de 40, 60 anos de idade estão na mostra, entre elas jabuticabeiras com frutos.
O paisagista e bonsaísta Aderval Ponte diz que o filme Karatê Kid ajudou a divulgar a técnica no Brasil e foi aí que surgiram muitos apaixonados por bonsais, a exemplo dele.[ouça o áudio]
Na exposição, há quem apenas aprecie os bonsais, como Anderson Mota. [ouça o áudio]
E a Rosilene Queiroz. [ouça o áudio]
Mas há também quem aproveite para levar um bonsai para casa. Um desejo antigo, diz Marcos Nogueira que a partir de agora vai se dedicar a esta técnica milenar. [ouça o áudio]
Se o Marcos tiver alguma dificuldade, está nos planos do Parque do Japão criar até o ano que vem um hospital de bonsais para ajudar os bonsaístas amadores.
A exposição fica aberta ao público até domingo (19), das 9h às 18h, e a entrada é franca.