Fãs da cultura coreana aquecem mercado gastronômico em Maringá

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Fãs da cultura coreana aquecem mercado gastronômico em Maringá

Podcast por Brenda Caramaschi em 02/08/2024 - 07:00

O Podcast CBN Maringá desta semana fala sobre como o aumento do interesse pela cultura coreana está aquecendo o mercado gastronômico.

A imigração coreana para o Brasil é relativamente recente, tem cerca de 60 anos, quando o primeiro navio com imigrantes vindos diretamente do país atracou em terras brasileiras depois de um período de guerra e grande crise econômica por lá. Mas o boom que a cultura do país asiático teve por aqui é ainda mais.

Na música, as bandas de k-pop passou a incluir o País nas turnês internacionais e tem atraído multidões para grandes espaços de shows. No streaming são os doramas, ou k-dramas, que conquistam públicos cada vez maiores. Entretanto, Isamara Tanaka dos Santos já acompanhava tudo isso bem de perto antes de ser “modinha”.

No final dos anos 90, ela dançava em máquinas instaladas em shoppings e que tinham músicas coreanas para que as pessoas fizessem as coreografias que apareciam nas telas, e na internet, ainda discada, pesquisava e baixava as canções de k-pop para ouvir no aparelho de MP3. Ela também assistia doramas em DVDs que pegava emprestado com a dona de uma loja de produtos orientais que costumava frequentar.

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E com mais telespectadores, aumentaram também as vendas. As lojas de produtos orientais, com a que Isamara frequentava e onde ela trabalha hoje, aumentam ano a ano a lista de produtos com origem na Coreia do Sul. Os maringaenses podem encontrar doces, bebidas e principalmente os lamens sul coreanos. Ela diz que a internet deu um empurrãozinho para despertar a curiosidade, com os tiktokers e youtubers.

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Na loja, apenas três ou quatro famílias de clientes têm origem coreana. Os demais são brasileiros, muitas vezes, sem qualquer origem familiar oriental. de Maringá e região. Entre os produtos mais procurados estão o chá de ginseng. Os sorvetes coreanos e sucos também estão entre os mais vendidos. O soju, que é uma bebida alcoólica destilada de arroz, é outro item que faz sucesso, assim como o kimchi, uma conserva de vegetais fermentados em pimenta vermelha.

Mas para quem quer uma verdadeira imersão na gastronomia tradicional coreana sem ter que “pôr a mão na massa”, as opções de restaurantes que servem pratos típicos também vem crescendo na cidade. Uma comida de rua bem popular, o corn dog, que é um tipo de cachorro quente com a salsicha envolta por uma massa e frita, esteve presente até na Expoingá desse ano, e em edições anteriores do tradicional Festival Nipo Brasileiro, já havia opções coreanas sendo servidas ao público. Agora, estabelecimentos que já serviam comida oriental japonesa estão diversificando o cardápio.
Regina Koyama está à frente de um dos restaurantes de uma rede que, há mais de 20 anos, oferece comida japonesa, mas que em 2024 inseriu pratos coreanos. A expansão veio primeiro no delivery e, há poucos dias, o restaurante onde Regina é chef ampliou o cardápio e passou a oferecer aos clientes a chance de degustar opções como bibimbap (que lembra um poke, mas é quente) e frango picante, diretamente no local.

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A maringaense Amanda Gabriella de Oliveira é criadora de conteúdo em uma das maiores páginas do instagram sobre doramas e entrou nesse universo por causa do marido.

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Esse foi o primeiro de muitos dos doramas que ela já assistiu, de diferentes gêneros: históricos, de época, de ação, de terror… Para compartilhar as experiências, ela criou a página. E na cidade natal, ela criou um grupo, com mais de cem meninas, que promovem encontros regados a lamen, kimchi e soju.

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Agora ela quer ir a um restaurante para provar os pratos mais elaborados.

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