Já virou tradição. O Festival Varilux de Cinema Francês ocorre em várias cidades do Brasil, incluindo em Maringá. O município tem escola de idiomas, uma graduação na língua e amantes da sétima arte, que se encantam com o cinema do país europeu e aguardam o evento.
Nesta edição, que é a de número 10, são 17 filmes: 16 inéditos no Brasil e um clássico de 1990. A programação começa nesta quinta-feira (06) e segue até o dia 19 deste mês. São películas para todos os públicos, em diversos gêneros: drama, comédia, animação.
Entre os destaques estão os filmes “Filhas do Sol”, da diretora Eva Husson, que se passa na Guerra do Curdistão e acompanha um batalhão composto apenas por mulheres soldadas; e “Inocência Roubada”, co-dirigido por Andrea Bescond, que produzir uma autobiografia abordando traumas infantis pelos quais passou, como pedofilia.
Os embates que marcaram a revolução francesa estão no filme “A revolução em Paris”. E o clássico fica por conta do longa “Cyrano de Bergerac”, de 1990, com Gerard Depardieu.
O diretor de marketing do Cineflix, a rede que exibe o festival em Maringá, Juliano Tortelli, afirma que os maringaenses ficam ansiosos esperando o evento.
Os dias e os horários de exibição de cada filme estão disponíveis na internet. É só acessar o cineflix.com.br/varilux.