O Festival Nipo-Brasileiro de Maringá é considerado o maior do gênero no sul do país e um dos mais importantes da cultura japonesa no Brasil. A festa é realizada há 30 anos, por isto a edição deste ano é ainda mais especial. O evento iniciou na sexta-feira (2) e vai até o dia 11 na Associação Cultural e Esportiva de Maringá. A Acema representa a cultura japonesa local desde 1947. O presidente da entidade, Afonso Shiozaki, destaca a tradição.
Entre os destaques da edição, está o Festival de Robótica com robôs de sumô e futebol. Mas também tem novidades nas exposições artísticas e apresentações culturais. Segundo o organizador do festival, Takao Sato, as atividades ocorrem em quatro pavilhões: comercial, artístico, cultural e gastronômico.
Outra atração do evento é a presença da maior loja de quadrinhos e mangás do Brasil. É a primeira vez que a Comix Book Shop vem a Maringá. O auxiliar do estande no festival, Tiago Aurélio, diz que a empresa também responde pelo maior acervo da América Latina.
A culinária japonesa, uma das mais desejadas no mundo, é o destaque do Festival Nipo-Brasileiro. As comidas japonesas são preparadas por mais de 1.500 voluntários da Acema e de quatro entidades do município. Junto com o festival, o voluntário Reinaldo Árida também completa 30 anos de trabalho nesta edição. Foram várias funções desempenhadas até chegar ao atendimento ao público.
No pavilhão gastronômico, os pratos mais procurados são: yakisoba, yakimeshi, tempura e sushi. Para o almoço deste domingo (4), tinha até fila em algumas barracas. A família do contador Marcos Saito saiu satisfeita.
O 30º Festival Nipo-Brasileiro vai até o próximo domingo (11). A programação completa está no site: www.festivalnipobrasileiro.com.br. Durante a semana, o atendimento é feito a partir da 19h. Aos finais de semana, também é servido almoço. A estimativa de público desta edição é de 100 mil visitantes.