O Governo do Estado assinou neste mês o decreto que institui a criação do Colégio da Polícia Militar de Maringá, que vai funcionar na sede do colégio João XXIII. Hoje, os 1.100 alunos matriculados terão possibilidade de escolher se irão continuar estudando no estabelecimento. A mesma decisão poderá ser tomada pelos servidores administrativos e professores.
A diretora do colégio João XXIII, Marceli Maria dos Santos Delgado, destacou que a comunidade escolar aprovou a mudança e que a fila de espera para estudar no colégio da PM, a partir de 2019, já tem 300 alunos. Ela explicou que além das disciplinas escolares, o colégio também vai trabalhar civismo, cidadania, hierarquia e disciplina.
O Colégio da Polícia Militar de Maringá vai responder ao Estado por meio do Núcleo Regional de Educação. É que a instituição será subordinada à Diretoria de Ensino da corporação e vinculada à Secretaria Estadual de Educação. Ainda não há previsão de quantas vagas serão abertas para comunidade em geral no próximo ano e nem se a entrada de novos alunos será por meio processo seletivo.