Na tarde dessa segunda-feira o morador do Conjunto Athenas em Maringá José Senem mandou para a CBN um vídeo e fotos do Ribeirão Maringá. José foi pescar sábado no ribeirão e encontrou a água escura com espumas e peixes mortos. Ele disse que ficou arrasado.
José não foi o único maringaense que percebeu a contaminação. A Sueli Providência também denunciou o caso à Prefeitura de Maringá. Mas ela percebeu a poluição no Córrego Mandacaru que deságua no Ribeirão Maringá. Os fiscais da Secretaria do Meio Ambiente foram até o local na tarde dessa segunda-feira e viram a água turva e também encontraram peixes mortos. A suspeita é de que alguma empresa tenha despejado substância contaminante rio acima. Os fiscais coletaram água e peixes mortos para análise. O resultado deve sair em 15 dias.
Nos próximos dias as equipes vão vistoriar as margens do riacho para verificar indícios de poluição. Segundo os moradores, o córrego normalmente tem água cristalina e as pessoas até se banham ali. A orientação é para que a população denuncie pelo 156 e para que não jogue lixo em fundos de vale. Os fiscais encontraram muitos resíduos plásticos no local. O Córrego Mandacaru deságua no Ribeirão Maringá que por sua vez deságua no Pirapó, de onde vem a água que abastece Maringá.