Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Consumo
Floraí terá racionamento de água a partir desta semana
Paraná por Luciana Peña em 06/10/2020 - 10:47O calor fez aumentar em até 20% o consumo de água no estado, que sofre com estiagem prolongada. Em Floraí, além do aumento do consumo, houve queda de 20% na vazão do poço que abastece a cidade.
No último fim de semana, a Sanepar registrou aumento de até 20% no consumo de água em várias cidades do estado.
Foi assim em Maringá. A produção de água aqui chegou a 103 milhões de litros em 24h. Em condições normais, a produção é de 86 milhões de litros ao dia. A temperatura na cidade chegou a ultrapassar os 40 graus. Mas não houve desabastecimento.
Em outras cidades, a situação foi mais crítica. Além do aumento no consumo houve queda na vazão dos poços ou rios e a produção de água foi prejudicada.
Foi o caso de cidades como Apucarana, Faxinal, Jandaia do Sul, Cambira, Califórnia, Astorga, Floraí, Paiçandu, Floresta, Ivatuba, Paranavaí e Itapejara.
O diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel, diz que é preciso usar a água, mas do que nunca, de forma racional. [ouça no áudio acima]
E a Sanepar comunicou que esta semana começa racionamento de água em Floraí, porque a vazão do poço que abastece a cidade caiu 20%.
A restrição de abastecimento será em algumas horas do dia. Na quinta-feira (8) e até domingo (11), o abastecimento será interrompido das 14h às 18h.
O racionamento, segundo a Sanepar, é necessário para recuperar os reservatórios e será mantido durante os próximos dois meses.
O Paraná enfrenta a pior crise hídrica da história. A orientação é para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Outras dicas: reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas, reduza o tempo no banho, ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada e verifique torneiras pingando ou possíveis vazamentos.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade