Uma das principais características de Maringá é a arborização. Ruas largas com canteiros floridos e árvores por todo o canto. Essa beleza que passa aos olhos do maringaense todos os dias foi planejada com detalhes logo no início do desenvolvimento da cidade.
A arborização de Maringá é responsável por criar uma identidade única, e o cuidado com que o urbanismo foi arquitetado é o que chama a atenção, principalmente dos visitantes.
Segundo o engenheiro florestal da secretaria do Meio Ambiente e Bem-estar Animal (Sema), Maurício Sampaio, entre as características previstas no primeiro plano de arborização de Maringá, está a continuidade das espécies ao longo das vias. [ouça o áudio acima]
Esse é um “detalhe” delicadamente arquitetado resultou em uma beleza exuberante e imponente, que salta aos olhos, principalmente dos visitantes. É possível observar mais essa ‘jardinagem’ nas vias principais do centro.
Outro detalhe, é que a escolha das espécies para o plantio foi pensada para que a cidade tivesse durante o ano todo pelo menos alguma espécie em floração.
Maringá tem 142.893 árvores em vias públicas, segundo a Sema, uma verdadeira ‘floresta urbana’.
Veja alguns exemplos:
Na Avenida Rio Branco, foi plantada a espécie Pau-ferro no canteiro central e Sibipirunas nas calçadas. Esse conjunto de espécies hoje formam um túnel verde ao longo da via, com a copa das árvores que se entrelaçam.