Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550
Opinião
Dois terços das crianças e adolescentes do mundo não tem acesso a internet. São 1,3 bilhão de pessoas sem contato digital com o mundo. Vivendo uma realidade sem acesso as possibilidades que a virtualidade oferece. As oportunidades são maiores quando cai na rede mundial de computadores.
Os desconectados no mundo, entre 15 e 24 anos é de 63%. Um número preocupante quando a idade exige qualificação para se ter possibilidades no futuro. É possível “viajar” o mundo nos canais da internet e, infelizmente, não se ir a lugar algum sem as possibilidades que o as ferramentas digitais oferecem.
No Brasil a situação não é confortável. Quando menor a renda maior o distanciamento da conexão. Um terço dos domicílios do país não tem acesso à internet. A educação dos filhos durante a pandemia se torna impossível. As famílias não têm qualificação o suficiente para poder dar aos filhos suporte na ausência da orientação dos professores. A realidade da limitação familiar é gritante quando a questão é a educação.
O contraste entre as regiões brasileiras quando se fala em acesso a internet é nítido. Enquanto em regiões como o Sudeste 8 em cada 10 pessoas tem, de alguma forma, acesso ao mundo digital, no Nordeste este número cai de 6 para cada 10.
Ironicamente podemos nos informar desta desigualdade no mundo digital. Podemos discutir, entender e temer o futuro sem a inclusão de todos na rede mundial de computadores. Porém, este conteúdo não é acessível aos que vivem a realidade, mas não podem conhecê-la por não terem acesso ao mundo digital. Exclusão é isso.
Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional