Frio: especialista orienta sobre consumo de energia e aparelhos a gás
Foto: Copel

Alerta

Frio: especialista orienta sobre consumo de energia e aparelhos a gás

Economia por Letícia Tristão em 28/05/2024 - 17:20

 A queda de temperaturas prevista para esta semana no Paraná deve aumentar a demanda de acionamento de aparelhos de climatização para aquecer ambientes e do chuveiro elétrico, entre outros equipamentos que fazem uso intensivo da energia elétrica. Mas alguns hábitos podem ajudar a tornar mais eficiente o consumo residencial, favorecendo o controle da conta de luz. O engenheiro coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel, Marcelo Gonçalves Santos dá dicas para evitar o desperdício e ajudar na conta de luz. 

 

O frio também aumenta o uso de aparelhos a gás. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados, já que a menor circulação do ar, combinada com o uso de aparelhos a gás, pode causar o acúmulo do monóxido de carbono: um gás sem cor nem cheiro, cuja inalação pode ser fatal. Para evitar acidentes com monóxido de carbono, alguns cuidados são necessários, como destaca Fábio Eduardo Morgado, diretor técnico-comercial da Compagas.

Com informações da AEN.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade