Comentário
Gilson Aguiar: ‘Agressão contra caravana de Lula não se justifica’
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 28/03/2018 - 08:35Democracia não é violência
A caravana do ex-presidente Lula percorreu o Sul do Brasil. Passou por 19 cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em várias cidades o petista foi mal recebido. Manifestações de protestos, o que é democrático, mas confrontos, inclusive físicos. Há fotos espalhadas pela internet falando de agressão contra Lula. A ação mais recente é a de tiros nos ônibus da comitiva.
Violência não combina com democracia. Se queremos preservar o direito de escolha, temos que dar o direito a expressão e debate de ideias. Não podemos impedir a manifestação. A liberdade impedida ao opositor se tornará um impedimento legítimo também a nós. Toda e qualquer forma de agressão pode legitimar o extremismo. E isso é o que menos devemos defender.
A condenação do ex-presidente e sua prisão estão tramitando no Judiciário. O Supremo Tribunal Federal decidirá no próximo dia 4 o futuro do ex-presidente. Por mais que muitos dos brasileiros se sentiram traídos pelos ministros de justiça com o adiamento da decisão e a possibilidade de Lula continuar livre, não cabe a ninguém fazer a justiça pelas próprias mãos. Cabe a cidadão cobrar que ela seja feita pelos órgãos competentes.
Os mesmos que criticam a esquerda petista de extremismo, de querer fazer do país uma Venezuela com um governo ditatorial, acaba por trilhar o mesmo caminho com atos de violência e busca de extermínio. Quem radicaliza e age além das normas acaba por desrespeitar a própria lei. Não se joga as instituições no lixo junto com os resíduos que ocupam cargos dentro dela.
Temos que aprender a preservar as instituições e mudar os personagens que habitam seus espaços. A democracia e a política não são um mal. Há relações perniciosas e maldosas. Isto é que devemos mudar.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade