Prefeitura de Maringá inicia o Projeto Gelatoteca. Transformando quase 40 geladeiras, personalizadas em locais onde se guarda livros. O lugar onde se conserva o alimento para o corpo agora guarda o alimento para a alma e a vida.
A geladeiras serão distribuídas em creches e escolas. Alimentar a vida de crianças e adolescentes com um sentido, com a cultura. No fundo, o melhor alimento que se pode dar a um ser humano, a melhor resposta para o futuro.
Se queremos dar esperança. Se desejamos romper com a condição de desprezo, violência, falta de educação, saúde, a cultura é a resposta. Não são as armas, não são os remédios e nem o assistencialismo com bolsas e subsídios econômicos somente. O essencial e mudar o ser humano, qualifica-lo.
Dar esperança está muito mais em rechear a mende e o “coração” com sentidos. Estabelecer valores que permitam com que cada um possa perceber e desenvolver o potencial que existe dentro de si. A literatura permite isso.
Nas histórias que se lê, nos contos, crônicas, romances, ficção, seja qual for o gênero, se pensa e repensa a vida. Se constrói uma qualidade para se entender os problemas de todos e de cada um.
Viva a geladeira. Que na maioria conserva os alimentos que saciam o estômago, mas nada alimenta e nutri mais, do que a cultura, o conhecimento, para se ter uma vida longa, que possa valer a pena.