A Santa Casa de Maringá é um hospital filantrópico. 60% dos atendimentos são exclusivos do SUS.
Para enfrentar a pandemia da Covid-19, o hospital precisou se reestruturar.
Foram abertos leitos exclusivos para tratamento de pacientes com sintomas de Covid. Para isso, cirurgias eletivas e exames foram suspensos.
Médicos e equipes de apoio foram contratados. Funcionários de grupos de risco foram afastados do trabalho por medida de segurança.
Essas mudanças trouxeram novas despesas. E a arrecadação do hospital caiu porque a renda maior dependia de procedimentos que foram suspensos.
Como explica o superintendente da Santa Casa, José Pereira.[ouça no áudio acima]
Mesmo com todas essas dificuldades a Santa Casa se mantém como um hospital referência na linha de frente no combate à pandemia.
Nos últimos dois meses muita gente tem ajudado. Doações chegam de pessoas físicas e empresas.
Pensando em organizar essa solidariedade espontânea em torno da Santa Casa, o Grupo Maringá de Comunicação lançou uma “vaquinha online” em prol do hospital.
O link está disponível em sites das emissoras CBN Maringá, Mix FM e Maringá FM e também no Portal GMC Online, empresas do GMC. É uma forma de contribuir, diz a diretora artística do GMC, Jany Lima.[ouça no áudio acima]
Porque afinal, como diz o superintendente da Santa Casa: é momento de unir forças para vencer a pandemia.[ouça no áudio acima]
Não há estimativa de quanto a Santa Casa precisa. Qualquer ajuda é bem-vinda. Acesse o LINK.
Matéria publicada originalmente em 28 de abril de 2020.
Lembre: ao sair de casa, use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.