A vigência do decreto estadual nº 9.224/2021 terminou nesta terça-feira (16) e o Governo do Estado decidiu não prorrogar o documento ou publicar um novo decreto. Com isso, as restrições contra o coronavírus no âmbito estadual estão suspensas e continuam em vigor as decisões decretadas em cada município.
Entre as medidas previstas no decreto estava o limite em eventos em locais abertos a 80% da capacidade de público e em locais fechados, a lotação máxima era de 70%.
De acordo com o Estado, a decisão de não prorrogar o decreto foi tomada por causa da melhora no panorama da pandemia em todo o Paraná. O Paraná registrou queda de 54,6% nos casos diagnosticados de coronavírus e de 52,5% nos óbitos por causa da doença. Outro indicador de melhora da situação da pandemia no Paraná é que pela primeira vez desde 2020, no último domingo (14), o Paraná não registrou nenhum óbito por Covid-19.
Apesar da liberação das medidas sanitárias contra a doença, o uso de máscara em locais públicos continua obrigatório, pois é previsto por lei.
A lei estadual 20.189/2020 institui multa em caso do descumprimento.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o estudo para liberação do uso de máscaras deve ser feito quando 85% dos paranaenses estiverem vacinados. [ouça o áudio acima]
Ainda segundo o Governo do Estado, mais de 80% da população do Paraná está completamente imunizada contra o coronavírus.
Com informações da AEN