Até este ano, os paranaenses que optassem por quitar o IPVA à vista, tinham desconto de 3%. Mas esse percentual pode dobrar em 2024. Pelo menos é o que está propondo o Governo do Estado.
Um projeto de lei que dá um desconto de 6% para o pagamento à vista do IPVA em 2024 foi encaminhado à Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (4), segundo o governo.
A proposta ainda precisa ser analisada e votada pelos deputados para que possa virar lei e o desconto ser aplicado.
Caso o contribuinte não queira pagar o imposto à vista, pode optar pelo parcelamento em até cinco vezes. É possível efetuar o pagamento por pix, ou no cartão de crédito, o que possibilita o parcelamento em até 12 vezes, com juros após o término do calendário regular de quitação das parcelas.
De acordo com o Governo do Estado, mais da metade da frota do Paraná vai pagar mais barato no IPVA 2024. Isso porque o valor do IPVA é calculado de acordo com o valor venal dos veículos, o que, segundo a tabela Fipe, tende a diminuir a partir do próximo ano.
As guias de pagamento poderão ser emitidas a partir de janeiro de 2024 pelo novo Portal de Pagamentos de Tributos. Os paranaenses não vão receber o boleto em casa.
O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação tributária no Paraná, atrás do ICMS. Metade do valor arrecadado com o IPVA é repassado aos municípios onde os carros são emplacados.
Maringá tem uma frota de 346 mil veículos, segundo dados do IBGE de 2022.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550