O vice-governador do Paraná Darci Piana e o secretário de Estado da Saúde Beto Preto vieram a Maringá para a cerimônia de repasse dos recursos: R$ 9,2 mi.
Foi a última parcela dos mais de R$50mi que o Estado se comprometeu a bancar para a construção da estrutura física do Hospital da Criança.
Ao todo são 124 milhões de reais de recursos públicos do Estado e da União.
O projeto é da Organização Mundial da Família que entrou com 10 milhões de dólares.
O município doou o terreno.
Foi em 2017, quando o deputado federal Ricardo Barros era ministro da Saúde, que a parceria foi firmada.
O vice-governador Darci Piana disse que os recursos vão garantir a conclusão da obra que já tem 80% da estrutura pronta. [ouça no áudio acima]
O Hospital da Criança tem 24mil e 200 metros quadrados de área construída, com 13 blocos, 40 leitos de UTI pediátrica e neonatal, 124 leitos de internação, centro cirúrgico, hospital-dia, centro de especialidades, laboratório de imagens e uma ala de ensino e pesquisa.
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse que o próximo passo é definir a gestão do hospital. [ouça no áudio acima]
O Hospital da Criança terá um centro se pesquisas de doenças raras. Crianças de 115 municípios da região serão atendidas, evitando o deslocamento para a Curitiba ou hospitais de outros estados.