No início da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Maringá abriu credenciamento para hotéis que quisessem receber pacientes com a doença. O município pagaria por leito. Não houve nenhum pedido de registro. Agora, a situação muda um pouco. Dois hotéis na cidade protocolaram uma proposta: a de receber trabalhadores da saúde e pessoas assintomáticas. A ação foi mediada pelo Maringá Conventions e Visitors Bureau.
Os dois estabelecimentos são o Hotel Internacional e o Hotel Astória.
A medida é vista pelo setor como positiva em dois aspectos: auxilia a manutenção financeira desses locais e também ajuda quem precisa se isolar. Devido às medidas e decretos de isolamento social, a taxa de ocupação dos hotéis está baixa.
A sócia-proprietária do Hotel Astória, Sandra Sola, disse todos devem ajudar a saúde no momento. Ela preferiu não revelar os valores cobrados, mas contou que a proposta é a de que algunas quartos sejam “terceirizados” pela Prefeitura. A ideia é a de que o município fique responsável pela limpeza do quarto e a alimentação de quem estiver ali, conta Sandra.
A Prefeitura de Maringá disse ter recebido o ofício e que analisa a situação.