CBN Inovação
CBN Inovação
Imagine assistentes virtuais altamente inteligentes, capazes de entender e antecipar suas necessidades, sistemas automatizados que facilitam tarefas rotineiras e soluções preditivas que ajudam desde a saúde até a segurança pública com rapidez e precisão. Em 2026, a Inteligência Artificial (IA) estará cada vez mais integrada ao cotidiano, criando conteúdos originais — textos, imagens, músicas e até códigos.
Outra conquista tecnológica relevante será a computação confidencial, que irá permitir que os dados do usuário sejam utilizados na nuvem sem que o provedor consiga armazená-los de forma indevida ou acessados por administradores mal-intencionados. É o que antecipa Jéferson Campos Nobre, membro do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), que frisa a importância de determinar a responsabilidade em decisões a partir da utilização da IA como um desafio a ser enfrentado com os avanços que se seguem.
Outra aposta do especialista para 2026 é a evolução da Edge Computing, que permitirá processar os dados o mais próximo possível dos usuários, com menos dependência da nuvem, e levará a progressos incríveis em áreas como produção de carros autônomos, Indústria 4.0 e cidades inteligentes.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional