Um documento do Instituto Água e Terra datado do dia 6 de outubro autoriza a perfuração de um poço artesiano de 200 metros de profundidade dentro do Parque do Ingá. A autorização de utilização do recurso hídrico, no entanto, é concedida pela própria prefeitura. E o pedido de autorização da perfuração do poço foi feito pela própria administração municipal.
O Parque do Ingá tem um poço artesiano desativado, com profundidade de 80 metros. Esse poço era utilizado para fornecer água ao antigo zoológico e está desativado desde o fechamento do espaço.
A vereadora Ana Lúcia Rodrigues, que está a frente de discussões sobre a preservação do parque, acionou o Ministério Público sobre o assunto. Segundo ela, a abertura de um novo poço dentro do parque vai contra o que consta no Plano de Manejo do Parque do Ingá. [ouça o áudio acima]
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Maringá. A assessoria de imprensa informou que há um estudo sobre o lago do Parque do Ingá sendo realizado junto à Fadec da UEM. Informou também que o município vai aguardar o resultado para tomar uma decisão pautada em análise científica e para se manifestar sobre o assunto.
Nesta sexta-feira (15), o Parque do Ingá completa 50 anos.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550