

Eixo Monumental
Inquérito civil apura acessibilidade na Praça da Catedral
Cidade por Luciana Peña em 04/04/2025 - 17:37A 14ª Promotoria de Justiça do Ministério Público em Maringá instaurou nesta sexta-feira (4), um inquérito civil para apurar a acessibilidade no entorno da Catedral de Maringá.
A motivação foram as denúncias que chegaram até o MP. Entre elas, ausência de rampa de acesso para pessoas em cadeira de rodas e irregularidades no piso tátil.
Um ofício foi enviado à prefeitura pedindo esclarecimentos.
O MP pede o alvará de construção, o licenciamento para obras, autorizações, alvarás, anteprojeto e projeto básico.
O MPF também pediu ao Conselho Regional de Engenharia (Crea-PR) que realize uma vistoria técnica.
A Praça foi reaberta à população recentemente após mais de um ano de obras, dentro do projeto do Eixo Monumental.
A CBN tenta contato com a Prefeitura de Maringá para comentar o assunto.
(atualizado às 18h): Em nota a Prefeitura informou que:
"O município foi notificado nesta sexta-feira, 4, e apresentará todos os documentos solicitados pelo Ministério Público dentro do prazo previsto. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Obras Públicas, destaca que as obras do Eixo Monumental na Praça da Catedral seguem em andamento e não foram concluídas totalmente. A Praça da Catedral, a Avenida Tiradentes e a Praça Renato Celidônio serão unificadas e ficarão no mesmo nível, o que garantirá o fácil deslocamento de pedestres, incluindo pessoas com dificuldades de locomoção. Dessa forma, algumas etapas não estão finalizadas, como é o caso da sinalização no piso para deficientes visuais. A sinalização ligará a Praça da Catedral à Praça Renato Celidônio e estará totalmente concluída após a finalização de todas as fases da obra.
Na parte da frente da Catedral, o meio fio será retirado e tudo ficará no mesmo nível da praça, com a sinalização tátil seguindo o projeto e também conduzindo para a Praça Renato Celidônio. Até que a obra seja finalizada, a empresa colocará uma sinalização tátil de alerta para que a pessoa com deficiência visual identifique que há um obstáculo devido à obra."
Notícias da mesma editoria


"Zoeira Tem Limites"
Ações contra bullying levam discussão sobre o assunto à comunidade


Maringá + Comunicação
Prefeito Silvio Barros se reúne com imprensa para aprimorar diálogo
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade