Parece que o inverno chegou mais cedo no Paraná. Todas as regiões do estado enfrentaram dias frios e quebraram recordes de temperaturas mínimas esta semana.
Mas o inverno começa oficialmente nessa quarta-feira (21), às 11 horas e 58 minutos. Até o dia 22 de setembro, o hemisfério sul estará vivendo dias oficiais de inverno.
O Simepar está prevendo para o Paraná um volume de chuva dentro da média para a estação, geralmente associado à passagem de frentes frias e com temperatura média próxima da normalidade. Há previsão para formação propícia de geada e nevoeiros.
A previsão indica influência forte do fenômeno El Niño,que ocorre quando as águas do Oceano Pacífico na faixa da linha do Equador aquecem mais do que o normal, o que altera o sistema de ventos na América do Sul, concentrando as frentes frias somente no sul e sudeste do país.
Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, no Paraná, o fenômeno pode influenciar na formação de geadas e dias seguidos sem chuva. [ouça o áudio acima]
Em Maringá, segundo o Simepar, o primeiro dia do inverno deve ser marcado por predomínio de sol, com mínima de 12ºC e máxima de 24ºC.
O período de inverno traz preocupação também para os agricultores. Os riscos de geada ligam o alerta nos produtores de grãos principalmente. A meteorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, ngela Beatriz Costa, orienta. [ouça o áudio acima]
A orientação do IDR é que mudas em viveiros e lavouras de café com até dois anos devem ser protegidas em caso de alerta de geada. São indicadas medidas como aquecimento, irrigação ou cobertura para hortaliças em canteiros e estufas, e as mudas de frutíferas tropicais como abacate e manga recém-plantadas. As granjas de aves e suínos também devem ser aquecidas. O Simepar emite Alerta Geada com até 72h de antecedência.
Com informações da AEN
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550