Ivaiporã é alvo de operação contra sonegação fiscal, lavagem de bens e contrabando
Foto: Polícia Federal

Investigação

Ivaiporã é alvo de operação contra sonegação fiscal, lavagem de bens e contrabando

Paraná por Letícia Tristão em 14/02/2023 - 09:42

A investigação começou em 2021. Os investigados são suspeitos de usarem empresa de fachada para lavar dinheiro a partir do crime de contrabando de cigarros. 

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram a primeira fase da Operação Retribuição nesta terça-feira (14). O foco da operação é coibir o crime organizado de contrabando, sonegação fiscal, lavagem de bens, valores e capitais.

As ordens judiciais, expedidas pela Justiça Federal da 9º Vara Criminal de Curitiba/PR, foram cumpridas na cidade de Ivaiporã. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, e sequestro de bens e valores.

A Justiça determinou o bloqueio de bens e valores em contas bancárias e investimentos financeiros dos investigados. De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontaram que os suspeitos contrabandeavam cigarros do Paraguai e distribuíam para comércios em cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.A PF apurou ainda que o grupo usava estabelecimento comercial de fachada e contas de laranjas para lavar dinheiro.

As investigações começaram em 2021 para apurar a atuação de um grupo especializado em crimes como esses na cidade de Ivaiporã.

Somente em 2021, de acordo com as investigações da PF, os investigados movimentaram mais de R$ 8,7 milhões. A PF também apurou que um dos investigados já foi condenado pelo crime de contrabando de cigarros, e tem dívida ativa com a União em razão desse crime no valor próximo de R$ 1 milhão.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade