O jornalista Victor Duarte Faria sempre procurou contar a história de imigrantes que vivem em Maringá. Por conta da profissão, conversou com vários deles, mas o espaço do jornal era limitado para que fosse colocado tudo. Uma decisão surgiu daí: a de escrever um livro contando essas histórias. Quatro pessoas foram entrevistadas. Elas deixaram Japão, Síria, Venezuela e Alemanha.
O trabalho resultou no livro “O sol de um novo jeito”. A obra será lançada no sábado que vem (07) em Maringá. Vivendo atualmente em Foz do Iguaçu, o autor, de 25 anos, vem a cidade para divulgar o livro.
As histórias dos imigrantes envolvem crises, de modo geral.
A máxima de que o brasileiro é um povo receptivo não funciona tão bem para quem imigra para cá, diz o jornalista.
“O sol de um novo jeito” tem 12 capítulos. Temas como emprego e mudanças estão ao longo das histórias. Victor Duarte Faria conta que os relatos dos personagens mudaram a visão dele em relação ao Brasil porque muito do que os quatro entrevistados contaram hoje pode ser visto no país.
O livro “O sol de um novo jeito” é publicado pela editora Trema. O lançamento ocorre no sábado, oficialmente. Mas a obra já pode ser obtida no site da editora. O endereço é o editoratrema.com.br.